Alfa 147 - Reborn from the ashes

Ir em baixo

Alfa 147 - Reborn from the ashes

Mensagem por Junglas em Dom Abr 18, 2010 6:37 pm

Este trabalho decorreu durante o mês de Maio de 2007. O dono do automóvel foi durante duas semanas para o estrangeiro, pelo que a altura era ideal para deixar o carro no “spa” para um tratamento de rejuvenescimento.

Mais um belo exemplar desta marca Italiana. Desta feita um belo Alfa Romeo 147 na sua versão 1.9 JTD tratado pela Team Detail4All.

O belo cinza estava morto, com quase todos os defeitos que se conhecem. Desde raspadelas bem visíveis numa das portas e guarda-lamas, a retoques de pintura, mossas, contaminação como nunca tinhamos apanhado… De tudo um pouco.

O trabalho iniciou-se com uma visita ao Montijo ao novo estaminé do sempre simpático Sr. Luís Santos aka Mossinhas, para retirar todas as mossas. Tecto, capot, portas, guarda-lamas, tudo foi alvo das mãos hábeis do Sr. Santos.




Seguiu-se o respectivo detalhe. As jantes... Mãezinha. Nada mas mesmo nada removia o ferodo entranhado. Os melhores resultados atingidos foram com lixa de grão 1500 e cuidados redobrados por forma a não danificar o frágil verniz das jantes. Os resultados… Bem, foi impossível recuperar, mas melhorou um pouco o aspecto.


Após a lavagem, foram polidas com 1Z Paint Polish e seladas com Poorboy’s Wheel Sealant aplicado em duas camadas. Os pneus, lavados com Premium Engine cleaner, foram depois condicionados com Bomb Tyre Shine, sem dúvida um dos GRANDES produtos existentes para pneus.


As cavas foram lavadas com diversas escovas, Premium Engine Cleaner, Shampoo Redex, e no fim condicionadas com 1Z Balsam.



Mais uma parte suja para limpar… O “engine-bay”. Tapadas as entradas de ar para o motor, verificadas todas as ligações que poderiam apresentar problemas, como as ligações da MAF, injectores etc… Tudo estava construído com cuidado e bem isolado de fábrica, pelo que não foi necessário isolar. A lavagem, efectuada com o mínimo de água possível, usou-se engine cleaner, diversos pincéis, e bastante desperdício. No fim, os plásticos foram alvo do ataque de 1Z Balsam e as zonas pintadas, receberam uma dose de OCW.





O plástico da base do vidro, algo crítico nestes carros, estava… Bem, como as fotos demonstram.


Após o tratamento com Premium Return To Black, aplicado em três doses, espaçadas de 24horas entre si, ficou com um aspecto um pouco melhor… Very Happy A uniformidade da aplicação foi conseguida graças à aplicação do produto com um pano de flanela.

Após uma cura de 72 horas, o carro estava pronto para uma bela banhoca à la detalhe, com a respectiva descontaminação, processo que se revelou muitíssimo complexo, fruto da quantidade de contaminação existente. Algumas gorduras estranhas chegaram inclusive a danificar a claybar!!! Só tínhamos visto este tipo de reacção uma vez, quando deixámos cair um pouco de 1Z Acrysol numa claybar em fim de vida…


Ombreiras das portas, tampa do depósito de gasóleo, tudo foi lavado com Premium Engine cleaner.




Após a lavagem com Carlack Re-Greasing e a respectiva descontaminação, estava pronto para o detalhe mais visível… O ataque começou com lixa de grão 2000, passando para tacos 3000 para minimizar as marcas e os riscos nas portas.





Em seguida foi polido com rotativa e esponja EDGE laranja com o auxílio de Menzerna Power Gloss até saírem as marcas de lixa. Uma dose de esponja Laranja EDGE e Intensive Polish seguida do super versátil 106FF permitiram atingir os resultados que as fotos demonstram. Resultados esses que consideramos…interessantes. Very Happy





A quantidade de swirlada existente era bastante significativa. Mas nada que não se tratasse! Sempre com o mesmo setup, o resultado final foi estrondoso. Reflexos impressionantes, uma cristalinidade digna de nota.





Após o processo de polimento estava na altura de pensar no devido setup de acabamento. Visto que o carro iria dormir na garagem estrela, a escolha do LSP recaiu no selante da Klasse, o Klasse SG, precedido pelo Klasse AIO. 12 horas mais tarde, foi aplicada uma primeira dose de Collinite 845iw. A segunda camada de 845iw foi aplicada 12 horas mais tarde, tendo levado ainda uma terceira dose de cera, 24 horas mais tarde. A eleita foi a sempre molhada Poorboy’s Natty’s blue.

Enquanto as camadas de Collinite curavam, foi tratado o interior deste belo Alfa. Bastante sujidade entranhada o que obrigou ao uso de diversos tipos de escovas. Os bancos em pele, apresentavam a sujidade normal para um carro desta idade, pelo que foram devidamente limpos com Premium MPC e panos de MF low-cost. No final os bancos foram condicionados com Poorboy’s Leather Stuff aplicado em duas camadas e todos os plásticos foram condicionados com Poorboy’s Natural Look.






As carpetes foram escovadas e limpas com Premium Carpet Cleaner após terem sido devidamente aspiradas. A bagageira foi limpa (local onde encontrámos uma moeda Holandesa, o que explicou a dificuldade de limpeza das jantes. O carro havia sido importado da Holanda, pelo que o gelo conseguiu entranhar o ferodo de uma forma impressionante (Temos pena dos detailers holandeses! 🤣)

Todas as borrachas foram condicionadas com Premium Rubber Conditioner, tendo as ombreiras recebido também uma dose de Collinite 845iw.

E agora algumas (poucas) fotos do show-off. Era já noite cerrada quando terminámos.











Dúvidas, comentários ou sugestões são bem vindas!

A Team Detail4all

Junglas e MLVtecpt

Junglas

Mensagens : 11
Data de inscrição : 16/04/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum